Árvores congelam em dia de frio na serra catarinense
Publicado
emO frio finalmente parece ter chegado com força ao sul do Brasil. Santa Catarina registrou -8ºC no início da madrugada desta quinta-feira e pelo menos 26 cidades contaram com temperaturas negativas.
De acordo com o Centro de Recursos Ambientais do estado (Ciram), os termômetros marcaram -8,3ºC na cidade de Urupema, -7,7ºC em Bom Jardim da Serra e -5,7ºC em São Joaquim.
O dia mais frio do ano praticamente “congelou” a região serrana. Em São Joaquim, o gelo cobriu carros, telhados e campos. Em algumas localidades a água chegou a congelar nas torneiras das residências.
Na praça Cezário Amarante, localizada no centro da cidade, as árvores foram congeladas após terem sido regadas durante a noite.
O frio intenso ainda trouxe temperaturas negativas em praticamente todas as regiões. No oeste, as cidades de Caçador e Fraiburgo registraram, respectivamente, -3,1°C e -4,9°C. Na região metropolitana, os termômetros marcaram 0,5 graus em Alfredo Wagner e 5,9 na capital Florianópolis.
Segundo a previsão do CIRAM, o frio ainda deve continuar com força nesta quinta e sexta devido à presença de uma forte massa de ar polar na região sul do país. A presença do sol deixa a tarde com temperaturas um pouco mais elevadas. Entretanto, as máximas podem não passar dos 15 graus no litoral.