Diabetes, hipertensão etc
Asa Norte ganha centro de combate a doenças crônicas
Publicado
emEspecializado em pacientes com problemas crônicos, o Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh) foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (13) pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.
A unidade de atenção secundária à saúde fica na 208/408 Norte, atende pacientes encaminhados pela atenção primária à saúde e funcionava de maneira experimental desde agosto deste ano.
“Este centro cumpre um dos preceitos da saúde, que é a organização. A atenção primária identifica o problema, resolve quando é possível e encaminha os casos mais específicos para a atenção secundária”, descreveu Rollemberg.
Entre os serviços estão atividades ambulatoriais em atendimentos individuais ou em grupos, programas de educação, curativos de pequeno e médio portes em extremidades e reabilitação de pacientes amputados.
Há, ainda, orientação para a prática de atividade física, controle do ambiente, avaliação cognitiva e atividades lúdicas.
A equipe é multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social.
“O nível secundário é onde estão as especialidades, que não servem somente para atender os pacientes mais graves, mas também para organizar e dar maior resolubilidade à atenção primária”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.
De acordo com a gerente da unidade, Eliziane Leite, o centro tem capacidade para 1,3 mil atendimentos por mês — número que será ampliado para até 3 mil quando for houver mais profissionais.
O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 18 horas.