Terror sem fim
Ataque a mesquita deixa 32 mortos no Afeganistão
Publicado
emAo menos 32 pessoas o número de mortos e já passa de 50 o total de feridos após uma explosão atingir uma mesquita xiita durante as orações desta sexta-feira, 15, na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão. “Estes números não são definitivos”, disse à EFE um funcionário médico local, que solicitou o anonimato.
O ataque na mesquita de Iman Bargah, que fica no centro da cidade, aconteceu por volta das 13h (horário local) durante a oração do meio-dia de sexta-feira, dia de descanso para os muçulmanos e momento em que muitas pessoas se reúnem para rezar. Por este motivo, o número de mortos e feridos ainda tende a aumentar. Uma contagem inicial relatou sete mortos e cerca de 15 feridos.
“Trinta e dois corpos e 53 feridos foram trazidos para o nosso hospital até agora”, disse um médico do hospital central de Kandahar. O balanço anterior relatou 16 mortos e 32 feridos.
Uma testemunha disse à AFP que ouviu três explosões, uma no portão principal da mesquita, outra no miradouro sul e a terceira no local onde os adoradores se lavam. A origem da explosão ainda não é conhecida.
Outra testemunha também disse que três explosões abalaram a mesquita no centro da cidade durante as orações desta sexta.
Segundo um repórter da AFP, a mesquita estava lotada de fiéis no momento das explosões, e pelo menos 15 ambulâncias estavam no local para prestar socorro.