Um atentado com bomba matou mais de 20 pessoas e deixou mais de 50 feridas em um mercado de alimentos nas zonas tribais no noroeste do Paquistão. Esse foi o segundo atentado registrado no país nesta sexta-feira (23). Mais cedo, um ataque contra o consulado chinês em Karachi também deixou mortos.
O balanço de mortos ainda não está claro. A France Presse afirma que 20 pessoas morreram, citando Khalid Iqbal, funcionário administrativo do distrito de Orakzai. Já a Associated Press, citando fontes policiais, afirma que 25 pessoas morreram.
Khalid Iqbal afirmou à AFP que a explosão foi provocada por “um artefato de fabricação caseira escondido em uma caixa de verduras”.
As zonas tribais ficam na fronteira com o Afeganistão. Elas formam uma região onde os talibãs e a Al-Qaeda atuam há muitos anos com total impunidade. A área foi um foco de atenção na “guerra contra o terrorismo”, após os atentados de 11 de setembro de 2001.
O governo dos Estados Unidos acusa de forma reiterada o Paquistão de tolerar a presença de santuários de insurgentes nestes territórios, o que Islamabad nega.