Afeganistão
Atentado contra vice-presidente deixa 14 pessoas mortas
Publicado
emUm homem-bomba realizou um ataque perto do aeroporto internacional de Cabul, no Afeganistão, neste domingo, matando 14 pessoas. O vice-presidente do país, general Abdul Rashid Dostum, que estava voltando para casa depois de mais de um ano na Turquia, escapou por pouco, disseram autoridades de segurança
Najib Danish, porta-voz do Ministério do Interior, disse que a explosão ocorreu perto do aeroporto de Cabul logo após o comboio do vice-presidente ter deixado o local. Dostum, um ex-líder militar uzbeque, e sua comitiva saíram ilesos, segundo Danish.
Ele informou que 14 pessoas, incluindo civis e militares, foram mortos no ataque e outras 50 ficaram feridas. A afiliada local do grupo Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque à agência de notícias Amaaq.
Em uma declaração do palácio presidencial, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, condenou veementemente o ataque. Dostum estava passando por tratamento médico na Turquia e agora está bem e pronto para retomar o trabalho, disse o porta-voz do presidente Haroon Chakhansuri.
Dostum deixou o Afeganistão em 2017 depois que o gabinete do procurador-geral do país iniciou uma investigação sobre alegações de que seus seguidores tinham torturado e abusado sexualmente de um ex-aliado que se tornou rival político. Desde então, ele foi barrado pelo governo de retornar ao Afeganistão. Não ficou claro se Dostum enfrentará agora quaisquer acusações.