Notibras

Rio seca com estiagem e Campinas sente efeitos da falta de água

O rio Atibaia, responsável pelo abastecimento de 95% da cidade de Campinas, está praticamente seco e já mostra o seu fundo. Em algumas partes do seu leito é possível atravessá-lo caminhando entre as pedras e bancos de areia. Na ponte da praça Beira Rio, no distrito de Sousas, a situação é tão caótica que nem os barcos dos pescadores e praticantes da canoagem podem navegar.

“Já morreram 14 patos que vivem por aqui”, lamentou o instrutor de remo da Associação de Remo do Distrito de Sousas, Antonio Carlos dos Santos. “Com a chuva o rio sobe, corre, mas com a seca de quase um mês ele está parado e sujo”.

Com a margem do rio bem abaixo que o normal, o instrutor disse que encontrou muito lixo levado ao rio e depositado em suas margens. Além de pneus velhos, sapatos, restos de roupa, garrafas, latas, caixas e outros itens, ele encontrou alguns objetos que, após serem lavados, terão alguma utilidade. Em uma caixa ele juntou o saldo de um passeio pelos bancos de areia: um grifo, alicate, chaves de fenda, torneira, parafusos, entre outros.

Sair da versão mobile