Foi assinado na tarde desta quinta-feira (28) termo de cooperação entre o Banco de Brasília (BRB) e a Secretaria de Educação para execução do projeto Educação Financeira para Crianças. A parceria terá duração de dois anos, com início em setembro de 2018.
A ideia é ministrar palestras de educação financeira a 2,5 mil estudantes do sexto ano do ensino fundamental para que eles aprendam a gerir as finanças de modo consciente desde pequenos. Nessa etapa da educação básica, os alunos têm 11 anos de idade, em média.
A aluna Rafaella Santos Telles, de 12 anos, do Centro de Ensino Fundamental nº 1, do Paranoá, participou da cerimônia. “Estou muito feliz porque vou poder aprender a usar meu dinheiro, a como gastar sem usar tudo”, disse a estudante.
Também participaram do evento a colaboradora do governo de Brasília Márcia Rollemberg; o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; o diretor-presidente do BRB, Vasco Gonçalves; a autora do livro, Helena Tatiana de Mendonça Ledo; e o ilustrador do livro, o artista plástico e designer gráfico Ralfe Braga.
O tema educação financeira será abordado de maneira transversal. A metodologia do projeto compreende quatro recursos: palestras (cada uma com duração de 90 minutos), aulas, um livro e um aplicativo. De acordo com o diretor-presidente do BRB, a intenção é incluir o conteúdo na grade curricular da rede pública de ensino do DF.
Como material didático, o BRB produziu o livro Tia Lola e os quatro amigos em: como usar o meu dinheiro? A publicação será distribuída aos alunos participantes do projeto, que também vão receber um cofrinho.
Além disso, os estudantes vão poder utilizar um aplicativo de celular, o Educa BRB, desenvolvido especificamente para essa finalidade.
Os educadores financeiros que vão ministrar as palestras foram capacitados pela Central de Treinamentos do BRB. Eles se inscreveram pelo Portal do Voluntariado.