A rede de varejo australiana Coles se junta ao recall de espinafre, com o objetivo de prevenir doenças entre os clientes. Anteriormente, os produtos de espinafre foram recolhidos pela Woolworths e pela Costco, ambas gigantes dos supermercados, devido a alegações de que o espinafre estava contaminado por material vegetal inseguro.
A Food Standards Austrália e Nova Zelândia está monitorando a situação e trabalhando de perto com as empresas para coordenar o recall.
A Coles recolheu 11 produtos contendo espinafre que foram vendidos em New South Wales, Victoria, Australian Capital Territory, Queensland, Northern Territory e South Australia. Os produtos afetados estavam sendo vendidos desde 8 de dezembro, segundo comunicado da rede varejista.
A gigante dos supermercados Costco fez um anúncio no início desta semana, quando dezenas de pessoas adoeceram, algumas delas relatando alucinações . No mesmo dia, a Woolworths retirou sua Salada Cobb de Frango e Salada de Falafel de Grão de Bico.
Em Victoria, oito pessoas relataram sintomas após comer espinafre. Em New South Wales, 47 cidadãos relataram sintomas como alucinações graves, delírios, visão turva, pupilas dilatadas e febre e 17 precisaram de ajuda médica.
Enquanto isso, as autoridades iniciaram uma investigação. A principal versão é que o espinafre foi contaminado com “uma erva daninha que pode trazer consequências à saúde se consumida”, segundo a Riviera Farms, uma das empresas cujos produtos foram recolhidos pelas redes de supermercados.