Perigo real e imediato
Aviões de guerra da China sobrevoam Taiwan em sinal de advertência
Publicado
em
As defesas de Taiwan detectaram 21 aeronaves militares chinesas entrando na zona de identificação de defesa aérea da ilha, afirmou o Ministério da Defesa de Taiwan nesta quarta-feira, 3. O grupo de aeronaves incluiu oito caças J-11, dez jatos multifunção J-16, um alerta antecipado KJ-500 AEW&C e aeronaves de controle e , um avião de guerra eletrônica Shaanxi Y-9.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que a ilha emitiu alertas de rádio e desdobrou defesas aéreas, além de enviar jatos para uma resposta.
A breve incursão dos jatos chineses na zona de identificação de defesa aérea de Taiwan, a ilha autogovernada que a China vê como parte de seu território, ocorre após os exercícios militares anunciados em 2 de agosto.
O anúncio repentino dos exercícios de guerra veio logo após a notícia da chegada da presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, a Taiwan. Pelosi insistiu que sua viagem não violou a abordagem dos EUA em relação a Taiwan e o princípio de Uma Só China, e chamou a visita de um sinal de respeito pela democracia da ilha .
Pequim condenou veementemente a visita de Pelosi e exigiu repetidamente que os EUA a cancelassem. A China insiste que vai contra os comunicados sino-americanos emitidos para tratar da questão de Taiwan e rotulou a viagem do presidente da Câmara como uma enorme provocação política.