Milagres acontecem. E quando estão programados para logo após a Semana Santa, não há quem possa deles duvidar. É isso que está para acontecer na Bahia, com a união de todos os segmentos da sociedade em defesa do Rio Joanes.
O sinal foi dado em reunião do deputado Ângelo Coronel (PSD), presidente da Assembléia Legislativa com Mauro Cardin, secretário de Planejamento de Lauro de Freitas. No encontro ficou sacramentado o apoio parlamentar ao programa S.O.S Rio Joanes, que será lançado no dia 2 de abril.
– A importância da Bacia do Rio Joanes para a população da Região Metropolitana de Salvador é indiscutível; a busca de soluções para a sua revitalização é algo suprapartidário”, disse a Notibras o presidente da Assembléia Legislativa da Bahia.
Segundo Ângelo Coronel, acima de qualquer partido estão os interesses do povo baiano. “A hora é agora. Vamos ‘limpar’ o rio, literalmente, para que no futuro a sociedade não tenha problemas de abastecimento e lazer”, enfatizou.
Para Mauro Cardim, curador técnico do Seminário S.O.S. Rio Joanes, “a receptividade da Assembléia, através do presidente Ângelo Coronel, reforça o objetivo comum de todos os entes públicos e entidades ambientais envolvidas no debate técnico e na busca de soluções para um rio que, para dizer o mínimo sobre a sua importância, é responsável pelo abastecimento de 40% da água potável de Salvador”.
O Rio Joanes, que tem a nascente em São Francisco do Conde, é considerado estratégico e importante para Salvador e região metropolitana. Ele responde por quase metade do abastecimento de Salvador, Simões Filho e Lauro de Freitas.
Apesar de sua relevância, o Joanes, assim como outros rios que são de gestão do governo, é alvo de poluição, recebe dejetos domésticos, industriais e hospitalares, além de sofrer o impacto da ocupação desordenada nas suas margens ou em áreas próximas.
Veja, no vídeo a seguir, manifestações em defesa do Rio Joanes: