Pesquisadores da Griffith University, na Austrália, obtiveram uma nova visão sobre os hábitos de higiene das baleias jubarte. Entre agosto de 2021 e outubro de 2022, o ecologista marinho Dr. Olaf Meynecke monitorou as baleias por meio de tags de rastreamento capazes de gravar imagens de áudio e vídeo.
Os dados obtidos revelaram que as baleias às vezes executavam movimentos completos e laterais no fundo do mar arenoso em águas rasas, provavelmente para remover a pele morta e se livrar de cracas.
“Em todas as ocasiões de rolamento na areia, as baleias foram observadas em vídeo movendo-se lentamente para a frente com a cabeça primeiro na areia, seguida de rolamento para um lado ou um rolamento completo”, disse Meynecke por meio de um comunicado de imprensa da Universidade Griffith.
“Durante as diferentes implantações, observou-se o rolar de areia no contexto de convívio. O comportamento ocorreu após namoro, competição ou outras formas de socialização”, acrescentou. “Assim, acreditamos que as baleias esfoliam usando a areia para ajudar na muda e na remoção de ectoparasitas, como cracas, e selecionam especificamente áreas adequadas para esse comportamento”.
O pesquisador também observou que as baleias jubarte podem remover algumas, mas não todas, cracas e pele morta realizando “atividades de superfície, como brechas”. O estudo, de autoria de Meynecke e seus colegas da Griffith University e da Stanford University, nos Estados Unidos, foi publicado no mês passado no Journal of Marine Science and Engineering.