Notibras

Bancada federal põe pressão na CPI da Covid

A Câmara Legislativa está dividida sobre a necessidade de investigar mais a fundo as ações da Secretaria da Saúde no combate ao novo coronavírus. Dos 24 deputados distritais, 12 assinaram pedido para criação e instalação imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito. E para mostrar apoio, deputados federais e senadores foram ao presidente da Casa, Rafael Prudente, cobrar providências.

Quem pede a CPI são os distritais Leandro Grass, Arlete Sampaio, Chico Vigilante, Daniel Donizet, Eduardo Pedrosa, Fábio Felix, João Cardoso, Jorge Vianna, Júlia Lucy, Prof. Reginaldo Veras, Reginaldo Sardinha e Roosevelt Vilela. Nesta quinta, 27, uma reunião de líderes deve definir os próximos passos. A ida à Câmara Legislativa foi uma iniciativa da deputada federal Paula Belmonte. Ela compõe, no Congresso, a comissão especial de acompanhamento da Covid.

A ida da bancada federal ao encontro dos distritais foi após reunião da Comissão Especial para Acompanhar os Gastos com Ações de Combate ao Coronavírus no Distrito Federal. Os congressistas discutiram as recentes denúncias e prisões da cúpula da Secretaria de Saúde. É justamente esse quadro que fortalece a necessidade de criação da CPI da Pandemia, afirma Paula Belmonte.

“As prisões e denúncias são muito graves e precisamos tomar as medidas cabíveis. A Comissão Especial, que reúne parlamentares, representantes do Ministério Público e da sociedade civil organizada, como o Conselho de Saúde e os sindicatos dos Médicos e Enfermeiros, exige uma explicação”, destacou a parlamentar.

Paula Belmonte lembrou que a pandemia já provocou mais de 2 mil 300 mortes no Distrito Federal, havendo mais de 150 mil pessoas contagiadas. causou 2.344 mortes, com mais de 153 mil infectados. A deputada é a relatora, no Congresso, da comissão instaurada para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública na capital da República.

Sair da versão mobile