Banheiros com metragens reduzidas também podem ser confortáveis e belos. Para isso, basta adotar algumas práticas simples que vão otimizar cada centímetro, a exemplo do uso de prateleiras na vertical.
Para auxiliar com mais soluções reunimos algumas dicas que vão fazer toda a diferença na hora de construir ou reformar.
Cores neutras
O uso de cores claras, como o branco, reforça a iluminação e traz a sensação de amplitude ao ambiente. Além disso, revela os cuidados com a higiene do local. Não significa que o uso de tons mais fortes seja proibido, mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar o visual. O colorido é sempre bem-vindo nos detalhes, capazes de valorizar e alegrar a decoração.
Móveis auxiliares
Eles colaboram com a organização e a otimização de qualquer ambiente. Prateleiras na vertical são as melhores opções para aproveitar o espaço. “Caso prefira armários, opte pelos modelos suspensos, fixados na parede, pois facilitam a limpeza e dão a impressão de um banheiro maior”, comenta o arquiteto Sergio Alarcon.
Louças sanitárias
Essenciais para qualquer estilo de banheiro, as cubas e as bacias merecem atenção especial em lugares com a metragem reduzida. “Para as cubas, a dica é adotar os modelos de semiencaixe, já que necessitam de bancadas menores. Também vale optar pelas versões de canto, que aproveitam melhor os espaços”, explica Alarcon.
Espelhos
Não é segredo nenhum que os espelhos são ótimos aliados quando se tratam de ambientes compactos. No banheiro, além de trazer a sensação de amplitude, eles garantem a funcionalidade na hora de se arrumar, fazer a barba ou se maquiar. Dependendo do local, os espelhos podem ocupar um pequeno espaço ou mesmo a parede inteira. “É preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher os espelhos, como evitar que fiquem próximos da luz, já que o reflexo pode causar incômodo e até quebrar o efeito de amplitude”, explica Sergio. Há também os espelhos com armário embutido em que a economia de espaço é ainda maior.