Os agricultores familiares de Santa Cecília, no Sertão paraibano, participaram da capacitação para a construção da primeira barragem subterrânea do município. O evento aconteceu no Sítio Maniçoba e teve a orientação e supervisão técnica do engenheiro Agrônomo da Emater Paraíba, Ailton Francisco dos Santos.
A barragem subterrânea tem por finalidade o armazenamento de água no solo, mesmo durante o período de estiagem, podendo ser utilizada para atender às necessidades das famílias e na manutenção do rebanho. “É uma das melhores técnicas de convivência com o semiárido que existe”, afirmou Ailton.
A tecnologia alternativa de convivência com a seca que está sendo disseminada pela Emater Paraíba consiste na construção de barragens subterrâneas, uma técnica de captação e armazenamento de água das chuvas e acumula água no subsolo, evitando a evaporação, e facilita o plantio de capim e forrageiras para os animais, além de outras culturas como milho, feijão e fruteiras, bem como água, através de cacimbão, para abastecimento. Os próprios agricultores ensinam a edificar a barragem.
Os extensionistas são orientados a executar ações de Assistência Técnica Rural (Ater) e convivência com o Semiárido, que reduzam os efeitos da estiagem e possibilitam aos agricultores familiares enfrentar a seca.