A Volkswagen definiu que sua fábrica em Chattanooga, no Tennessee, Estados Unidos, será o local de produção na América do Norte de seu próximos veículos elétricos. O primeiro deles estará nas ruas dentro de três anos.
Dessa planta, que recebeu investimentos de US$ 800 milhões (cerca de R$ 3,2 bilhões), sairão modelos baseados na plataforma elétrica modular MEB. Além deles, o SUV Atlas e o sedã Passat continuarão em produção. A expansão da fábrica para os elétricos criará até mil novos empregos.
O primeiro carro elétrico feito pela VW nos Estados Unidos será o crossover I.D. Crozz. Ele será lançado em 2022. Depois, virá a minivan I.D. Buzz, espécie de versão futurista da Kombi. Os dois modelos elétricos prometem espaço interno de sobra, autonomia longa, comportamento dinâmico esperto e um novo patamar de conectividade digital.
Nos próximos anos, a marca alemã desenvolverá um total de oito fábricas destinadas a carros elétricos. Elas estarão na Europa, América do Norte e China. O objetivo é conseguir alcançar, até 2025, o ritmo de produção de 1 milhão de exemplares eletrificados por ano.
Nesse ínterim, mais de 20 modelos elétricos inéditos virão ao mundo. Um deles será o compacto I.D. Neo, que será produzido na fábrica de Zwickau, na Alemanha.