Após duas prorrogações, a seleção masculina de basquete da Argentina derrotou a equipe brasileira por 111 a 107, no confronto dos dois adversários sul-americanos nos Jogos Olímpicos.
Agora o Brasil precisa derrotar a Nigéria e torcer contra a Espanha, para que continue na luta por medalhas. Com o revés, o Brasil fica com três derrotas e apenas uma vitória (1-3). Agora, precisa secar a Espanha (1-2), que enfrenta mais tarde a Lituânia e, na última rodada, a Argentina.
Se o Brasil vencer a Nigéria, e a Espanha perder pelo menos um de seus jogos finais, a seleção entra porque venceu os espanhóis no confronto direto (primeiro critério de desempate).
Ainda assim, na melhor das hipóteses, o Brasil se classificará como quarto colocado do grupo, enfrentando nas quartas de final a temida seleção dos Estados Unidos.
Apesar de ter eliminado a Argentina nas oitavas de final do último Campeonato Mundial, em 2014, o retrospecto recente jogava contra o Brasil. Nos últimos dez anos, foram derrotas nas quartas de final da Olimpíada de Londres-2012, na final do Pré-Olímpico de 2011, nas oitavas de final do Mundial de 2010 e na semifinal do Pré-Olímpico das Américas de 2007.