Durante a cavalgada da festa do Divino, neste sábado 23 em Planaltina, um condutor embriagado atropelou um cavalo que atingiu um dos carros da equipe de segurança do governador. O acidente aconteceu nas proximidades do cruzamento da Lagoa Bonita, na DF 128.
O governador não estava próximo ao incidente. Um dos policiais que ocupava o veículo teve fratura na clavícula e o outro sofreu luxação no braço. Ambos estão fora de perigo e continuam em observação no Hospital Regional de Planaltina.
O motorista que provocou o acidente foi autuado por embriaguez ao volante, se recusou a fazer o teste do bafômetro e teve a habilitação recolhida. O cavalo atingido sofreu lesão na pata traseira e já foi recolhido pelo proprietário.
A movimentação em frente à Igreja São Sebastião começou cedo. Antes das 13 h deste sábado (23), horário marcado para o início do encontro das bandeiras da Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina, fiéis já se reuniam para receber procissões de oito paróquias da região, que começou às 6 h, com um café comunitário.
O governador Rodrigo Rollemberg chegou ao local montado em um cavalo, acompanhando a tradicional folia da roça. O chefe do Executivo local elogiou a mobilização dos moradores. “Quero destacar o apoio da população de Planaltina, que trabalhou para a realização dessa festa linda. Uma pessoa pode ser milionária, mas não é capaz de fazer uma festa desse porte sem solidariedade e fé. É uma emoção poder participar”, afirmou.
Mais tarde, toda a comunidade envolvida na festa se reuniu para almoçar na Praça de São Sebastião. O cardápio foi preparado cuidadosamente por moradores da região. De acordo com a Polícia Militar, 12 mil pessoas passaram das festividades. O evento termina neste domingo (24), com a celebração da Santa Missa de Pentecostes.
A Festa do Divino Espírito Santo é realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa e remonta a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus. Trata-se da segunda maior celebração religiosa de Planaltina, perdendo apenas para a Via-Sacra do Morro da Capelinha.
Agencia Brasília