Bebê com pneumonia aguarda há 3 semanas uma vaga em UTI
Publicado
emInternada no Hospital Regional de Planaltina, uma bebê de três semanas aguarda desde que nasceu por uma vaga em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da rede pública. As informações são do G1.
De acordo com a mãe da criança, Eliete Menezes, a Justiça já determinou a transferência, mas a Secretaria de Saúde informou que há uma fila de espera e que ela é seguida de acordo com a gravidade dos pacientes.
A criança nasceu em Campos Belos, em Goiás, no dia 26 de setembro e, segundo a mãe, foi transferida para o DF no dia seguinte. Desde então, Victória está entubada na incubadora do hospital.
De acordo com relatório médico, a criança “necessita urgentemente de transferência para UTI neonatal”, “está em ventilação mecânica por insuficiência respiratória grave, com suspeita de anomalia das vias aéreas” e “tem risco de morte devido à gravidade do quadro e à vulnerabilidade do suporte ventilatório”.
Ainda de acordo com o relatório, enfermeiros precisaram fazer a ventilação respiratória manual por problemas de queda de energia e falha na rede de ar comprimido. “Ela não pode ficar muito tempo entubada, mas não consegue respirar sozinha”, diz Eliete. “Aqui não fazem nenhum exame para saber se o problema está na garganta ou no nariz. Além disso, ela está com pneumonia, e a pneumonia não sara por causa da entubação.”