Ir ao pediatra faz parte da rotina de todas as crianças. Porém, o que muitos pais não sabem é que as visitas ao urologista são fundamentais para manter a saúde dos pequenos. “O ideal é levar os meninos ao urologista entre os primeiros 30 dias e os dois meses de vida”, ressalta o urologista Diogo Mendes, do Hospital Santa Luzia, em Brasília.
Ele conta que nesta consulta o especialista faz uma avaliação completa do pênis, da uretra e dos testículos da criança. “Com esta análise é possível identificar precocemente anomalias, por exemplo. Caso seja detectado algo, o médico pode indicar tratamentos para correção do problema e evitar o surgimento de doenças ou disfunções na fase adulta”, enfatiza.
O médico esclarece que, assim como o pediatra, o urologista deve acompanhar a saúde das crianças em todas as faixas etárias. “Até os dois anos de idade, é preciso observar se o pênis está crescendo de maneira adequada. Sempre alertamos os pais da importância do monitoramento mais rigoroso durante este período, já que a maioria dos problemas genitais podem ser resolvidos nesta fase da vida”, acrescenta.
Após isso, o urologista deve observar o desenvolvimento hormonal das crianças. “Até os 6 anos, alguns distúrbios podem causar aumento ou diminuição na produção de testosterona. Desta forma, é preciso avaliar os níveis desta substância no sangue dos meninos. Além disso, é nesta fase que a sexualidade começa a se desenvolver, ou seja, o urologista é, também, um profissional habilitado a orientar os pais a respeito destas mudanças”, observa.
No período entre os 6 anos e a adolescência, o ideal é comparecer ao urologista pelo menos uma vez ao ano. “Assim, é possível avaliar a evolução psicológica e sexual dos homens. Além disso, é preciso dar continuidade ao acompanhamento do crescimento do pênis e dos testículos. Porém, as visitas ao médico devem continuar por toda a vida”, conclui.