A Nissan aproveitou as Olimpíadas Rio 2016 para apresentar o protótipo de seu carro futurístico BladeGlider, que combina zero emissões de poluentes com alta performance esportiva.
O modelo, desenvolvido a partir de carros-conceito exibidos no Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, em 2013, chegou ao Brasil para revelar tecnologias futuras que combinam mobilidade Inteligente com sustentabilidade e extrema agilidade.
O carro apresenta configuração de chassi avançada, com bitola dianteira mais estreita e traseira mais larga, o que aumenta a eficiência aerodinâmica e a estabilidade de condução.
As portas têm abertura invertida e o teto é reforçado por uma estrutura integrada de proteção anticapotagem, para entregar sensações de um carro de corrida com cockpit aberto e segurança de cupê.
A propulsão é 100% elétrica, com velocidade máxima acima dos 190 km/h e zero a 100 km/h cumprido em menos de 5 segundos, de acordo com informações da marca nipônica. A tração é traseira e proporcionada por dois motores elétricos de 130 kW, um para cada roda.
O sistema apresenta vetorização do torque, controlando o torque fornecido às rodas motrizes. Se o carro sofre subesterço, o sistema automaticamente manda mais torque para a roda externa, para restabelecer o equilíbrio da condução. A potência fica em 268 cv e o torque, em impressionantes 72,1 kgfm.