Blecaute atinge Brasília. Lojas fecham as portas e o Metrô para. Foi queimada, diz Furnas
Publicado
emCaos em Brasília na tarde desta sexta-feira, 18, em consequência de ao menos três grandes quedas de energia elétrica. Até as 16h, 48% das unidades consumidoras estavam sem energia.
Todas as estações do Metrô foram fechadas. A empresa informou que os trens voltaram às estações e foram evacuados por causa da instabilidade, para “garantir a segurança dos usuários”.
Segundo a CEB, a carga foi reduzida a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), após uma falha no sistema de Furnas. A companhia não informou prazo para a normalização do serviço.
Em nota, Furnas informou que uma queimada próxima às linhas de transmissão provocou o desligamento. O sistema de transmissão de energia começou a ser restabelecido por volta das 17h15.
As falhas na rede atingiram prédios públicos, shoppings, comércios e residências de diversas regiões do Distrito Federal. Todas as 24 estações do Metrô ficaram fechadas e sem energia por uma hora. O órgão disse que os trens voltaram às estações e foram evacuados.
De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve desligamento de aproximadamente 600 megawats de energia no Distrito Federal.