A boa música vai tomar conta de Brasília pelas próximas duas semanas com a 44ª edição do Curso Internacional de Verão de Brasília (Civebra), que será realizada até o dia 27 de janeiro na Escola de Música de Brasília (EMB). Todas as noites, às 19h, haverá apresentações musicais com os artistas convidados e também do DF, com entrada gratuita.
O concerto de abertura ocorreu no domingo (15), e contou com uma aplaudida apresentação da orquestra Big Band. Formada por músicos convidados, a maioria alunos e ex-alunos da Escola de Música de Brasília, e por alguns professores que vão ministrar aulas no curso de verão, a Big Band conta com a presença de instrumentos diferentes de uma orquestra tradicional, como a bateria, e tem outro estilo musical.
Com a regência do maestro Joel Barbosa, a banda tocou as dez obras que compõem a suíte Coisas, de Moacir Santana. A apresentação durou cerca de uma hora e foi aplaudida de pé pelo público que lotou o teatro Levino de Alcântara, na 602 Sul.
“Investimento em arte é uma obrigação”, disse Júlio Moronari, em nome da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
O Civebra é realizado desde 1977 e já se tornou um evento oficial no calendário da cidade. Todos os anos, o curso homenageia um artista conhecido em todo o mundo. Nesta edição, o homenageado é o compositor, pianista e maestro russo Sergei Rachmaninoff, além do arranjador, compositor, maestro e multi-instrumentista brasileiro Moacir Santos.