Um site de comparação de taxas bancárias desenvolveu um novo tipo de bolsa que tem seu fecho travado para evitar gasto compulsivo da usuária, a iBag.
O wearable financeiro é considerado pela empresa australiana responsável pelo projeto como uma bolsa feminina programável que ajuda a cortar o gasto com cartão de crédito.
A bolsa precisa de informações dadas pela usuária para funcionar. A iBag utiliza um relógio em tempo real para rastrear o gasto com cartão de crédito e travar seu zíper no momento do dia em que a mulher mais gasta.
O wearable possui luzes de LED e sistema GPS, que são ativados caso a usuária resolva proceder com o gasto, além de uma mensagem de texto SMS enviada para o celular do usuário, para alertar sobre a possibilidade de gastos excessivos.
“A bolsa foi desenvolvida para ajudar as pessoas que estão realmente fora de controle com gastos. É realmente uma medida extrema. Mas pode ajudar naqueles momentos de gastos por impulso”, diz a fundadora do iBag, Michelle Hutchison, no vídeo de lançamento do equipamento.
A iBag custa 199 dólares australianos (cerca de R$ 412) e foi desenvolvida exclusivamente para a mulher. Embora em breve deva ser lançada uma versão para os homens.