Ajustando os ponteiros
Bolsonaro e Maia acertam ação para votar Previdência
Publicado
emO presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi pego de surpresa neste sábado, 9, com um telefonema do presidente Jair Bolsonaro. No meio da conversa, um convite inesperado para que o deputado fosse ao Alvorada, para um rápido encontro entre os dois.
O que seria rápido, durou cerca de 1 hora e 20 minutos. A conversa foi informal – tanto, que a reunião não constava da agenda oficial de Bolsonaro. Ficou acertado que o deputado fará o ‘meio-de-campo’ com seus colegas da Câmara, para ajudar a aprovar a Nova Previdência.
Maia comprometeu-se em apoiar Bolsonaro, mas sugeriu que fossem liberadas nomeações para cargos federais nos Estados. Esse gesto ‘de boa vontade’ abriria um canal de diálogo mais amplo, disse o deputado. O presidente concordou. Mas exigiu que os indicados não tenham ‘ficha suja’.
Na avaliação de Rodrigo Maia, o fato de o presidente receber os parlamentares, contribuirá para melhorar a relação entre o Executivo e o Legislativo. “Deputado gosta de se sentir prestigiado e ser chamado para uma conversa com o presidente é massagem no ego”, disse o presidente da Câmara sobre a reunião no Alvorada.
Antes de ir ao Palácio, Rodrigo Maia recebeu em sua residência oficial, na Península dos Ministros, a deputada Joice Hasselmann, líder do Governo na Câmara, e a ministra da Agricultura Tereza Cristina.