Mudando o estatuto
Bolsonaro pretende liberar uso de revólver por meio de decreto
Publicado
emO presidente eleito Jair Bolsonaro postou neste sábado (29) no Twitter que os cidadãos ‘de bem’, ou seja, sem antecedentes criminais, poderão ter arma de fogo em casa. A autorização deve ser dada mediante decreto presidencial, alterando, assim, o estatuto do desarmamento..
Pelo que escreveu Bolsonaro, posse dará ao cidadão o direito de manter a arma em casa. Para ir armado à rua, porém, será preciso ter autorização para o porte.
“Por decreto pretendemos garantir a posse de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registro definitivo”, afirmou Bolsonaro.
Quando ainda era candidato, Bolsonaro afirmou em seu plano de governo que pretende reformular o Estatuto do Desarmamento.
Bolsonarto chegou a afirmar, na campanha, que era a favor de facilitar a posse de armas de fogo para garantir o direito à legítima defesa.
No Twitter, Bolsonaro não deu detalhes sobre o decreto. Em falas anteriores nas redes sociais, o presidente eleito já havia defendido que o “cidadão de bem” possa, “com algumas poucas exigências”, ter arma em casa.