Afeganistão
Bomba em estrada deixa saldo de 28 mortos
Publicado
em
Um ônibus que seguia pela autoestrada em Kandahar-Herat foi atingido por uma bomba plantada por talibãs. Até agora pelo menos 28 pessoas morreram e dez ficaram feridos, afirmou o porta-voz da província ocidental de Farah, Muhibullah Muhib. “Todos civis, a maioria mulheres e crianças”, acrescentou.
De acordo com um relatório das Nações Unidas, no primeiro semestre deste ano, as autoridades afegãs mataram 403 civis. Com a ajuda das operações internacionais, somam-se mais 314 inocentes. Desde janeiro que este saldo negro aponta para a morte de 717 pessoas. Por sua vez, os talibãs mataram 531 civis.
“O dano causado aos civis é chocante e inaceitável”, afirma o documento das Nações Unidas. Apesar de o número de inocentes ter descido 27 pontos percentuais, em relação ao mesmo período do ano passado, até agora morreram 1366 civis e cerca de 2440 ficaram feridos.
A guerra civil no Afeganistão perdura quase há 18 anos. A tentativa de estabelecer um acordo de paz parece cada vez mais condenada ao fracasso.
