Prédio do Paiçandu
Bombeiros acham primeiro corpo de vítima do desabamento
Publicado
emOs bombeiros informaram que parte de um corpo foi localizado entre os escombros do Edifício Wilton Paes de Almeida, que pegou fogo e desabou no largo do Paiçandu. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros Max Mena, a parte encontrada é uma perna de um homem, que “bem provavelmente” é de Ricardo, já que foi localizada junto da chamada “área um”, onde a vítima estava ancorada no momento do resgate. “Não podemos afirmar ainda porque encontramos somente a perna. O resto do corpo ainda está totalmente soterrado”, disse.
Ele contou que, por volta das 14 horas de quinta-feira, 3, a cadela farejadora Vasti sentiu “um incômodo” e acusou um odor nos escombros da parte de trás do edifício. A confirmação de que era um corpo veio somente 22 horas depois, no início desta tarde.
Bombeiros utilizam mais máquinas nos escombros do edifício de desabou no Paiçandu
Maquinário pesado passou a ser utilizado no trabalho dos bombeiros 48 horas após o desabamento do edifício Foto: Juliana Diógenes/Estadão
Os bombeiros ainda buscam por Selma Almeida da Silva, de 48 anos, e os dois filhos gêmeos (Welder e Wender, de 9 anos), que estariam no 8.° andar do prédio. Também entraram na lista oficial de desaparecidos mais duas pessoas: Eva Barbosa Silveira, de 42 anos e Valmir Souza Santos, de 47. No total, são 49 os desaparecidos.
O prédio, de 24 andares, desabou durante um incêndio de grandes proporções no Largo do Paiçandu, no centro de São Paulo, na madrugada de terça-feira, 1º. Segundo a Polícia Civil, um curto-circuito em um barraco no 5º andar deu início ao incêndio no edifício.
A Polícia esclareceu o caso após localizar e ouvir a moradora Walkiria Camargo do Nascimento, que morava no apartamento onde o fogo começou. Segundo as investigações, havia um microondas, uma geladeira e uma televisão conectados a uma tomada, que deu curto circuito e explodiu.
Na hora, Walkiria estava no barraco com o marido, Pedro Lucas de Sampaio Viana Ribeiro, de 32 anos, e dois filhos, uma criança de 3 anos e outra de 10 meses. Todos dormiam.
Os moradores só teriam percebido o incêndio com o fogo já avançado. Segundo depoimento, Walkiria conseguiu resgatar a caçula e descer pelas escadas.
A outra criança, Maria Cecília, sofreu queimaduras e está na UTI do Hospital das Clínicas em estado gravíssimo. O pai queimou 2/3 do corpo e também está internado, entubado, na Santa Casa de São Paulo.