Mais uma acusação de uso da máquina pública na campanha eleitoral por parte do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), candidato à reeleição. O movimento SOS Bombeiros, que surgiu em 2011 com a greve da categoria que mobilizou toda a sociedade fluminense, postou em seu blog uma denúncia de que o secretário estadual de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, utilizou um “convite/determinação” para “reunir o oficialato no clube dos oficiais na Barra da Tijuca” no último dia 16 de julho, “a fim de fazer campanha política para seu candidato ao governo (Cabral/Pezão), e seus deputados federais e estaduais”.
Segundo ainda o post, Simões fez o convite “desesperado com as pesquisas que têm apontado um ridículo desempenho do seu candidato ao governo”. “Coronel Simões vem desrespeitando o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro utilizando do prestígio de seu cargo para defender os interesses políticos de seu partido (PMDB)”.
“contrariando muitos de seus discursos que duramente criticavam o movimento SOS Bombeiros (politiqueiros, aproveitadores, oportunistas…)”. Mesmo sendo a reunião fora do horário do expediente dos bombeiros, tal “convite/determinação” pode configurar abuso do poder político por parte do Tribunal Regional Eleitoral e uso da máquina pública. Ou seja, é crime eleitoral.
Memória – Na semana passada, a Redação de NOTIBRAS teve acesso a dois e-mails que apontam indícios de que Pezão estaria usando a máquina pública para vencer o pleito de outubro, o que configura crime eleitoral e pode resultar em impugnação de candidatura ou cassação de diploma, caso ele seja reeleito.
No primeiro e-mail, o comandante da PM Brunet, lotado na Assessoria Militar de Pezão, cita favores feitos pelo governador para ter o apoio dos militares nas eleições. Além de reuniões, o militar comemora: “Conseguimos incluir militar na assessoria política do governador. Colocamos asfalto que favoreceu dois quartéis da Marinha (CIAA e o GPT/RIO) na Penha. Em apoio a ATA (Associação dos Taifeiros da Armada), encaminhamos a solicitação de asfalto e conseguimos colocar à disposição do presidente dois caminhões (30 viagens a partir do dia 30/06), fazer o transporte de pedras de Seropédica para sede campestre em Nova Iguaçu, ficando a cargo do presidente da ATA o diesel e a retroescavadeira”.
A segunda mensagem, assinada por Sônia Biage, lotada na Secretaria de Governo de Pezão, convocou por e-mail todos os integrantes da atual gestão para a convenção do PMDB estadual em 26 de junho. Sônia assinou a mensagem em nome do secretário Afonso Monnerat.