Pelo menos 150 bombeiros de vários quartéis realizaram um protesto, na manhã deste sábado, da porta do Quartel da Ilha do Governador até a Ilha do Fundão, em defesa ao cabo Altair Cruz. Na última quinta-feira, Altair Cruz, decidiu ir caminhando de sua casa, na Ilha, para um curso da corporação, em Niterói.
Segundo o militar, ele tomou essa decisão após não ter dinheiro para pagar a passagem. Na ocasião, ele acabou sendo resgatado, no meio do caminho, após andar 21 quilômetros, por uma viatura dos bombeiros.
No protesto deste sábado os agentes exigem que o Governo do Estado regularize o pagamento dos salários que estão atrasados. Participou da manifestação o irmão do cabo Altair, Igor Cruz, que representou a família. “O meu irmão ficou muito feliz com a demonstração de solidariedade (dos colegas). A intensão dele não foi afrontar o comando. Ele só quis cumprir a sua obrigação (de fazer o curso em Niterói)” disse. Ainda de acordo com Igor, seu irmão jamais imaginou que a sua decisão tomaria tamanha proporção.
Um dos representantes do protesto, o vereador Marcio Garcia, afirmou que os bombeiros fizeram a manifestação para apoiar a decisão do agente, chamar a atenção da população e alertar dos problemas que a corporação vem enfrentando.
A Associação dos Bombeiros do Rio apoiou o ato e representantes estiveram presentes na caminhada. Os bombeiros recebem apenas R$ 100 de auxílio-transporte por mês. Segundo a corporação o valor não é reajustado desde 2011.