O Botafogo vira a noite de sábado para domingo líder do Brasileirão, mas pode ser ultrapassado ao fim de semana por outros adversários. A posição privilegiada na tabela veio após vitoria sobre o Fluminense por 1 a 0, na abertura da rodada, em jogo disputado no Maracanã.
A esquipe alvinegra conseguiu segurar o ímpeto ofensivo do Fluminense e venceu o clássico no jogo da tarde, com gol de cabeça de Alex Santana. O Fluminense marcou duas vezes, mas ambos os gols foram anulados por impedimento – um deles após intervenção do VAR.
Com o resultado, o Botafogo chega a nove pontos, mesmo número do líder Atlético-MG, que joga no domingo. Já o Fluminense passa a acumular três derrotas no Brasileiro e cai para o 14º lugar, com apenas três pontos conquistados.
Em São Paulo, Corinthians e Grêmio não saíram do zero, em jogo realizado na Arena corintiana. Os dois times criaram pouco e pararam em defesas efetivas – seja pela estratégia ou por destaques individuais.
A partida ficou marcada pelo pênalti anulado ainda no primeiro tempo. A bola tocou na mão de Fagner após cruzamento de Everton, e a penalidade foi assinalada imediatamente. Um minuto depois, a decisão foi revista após consulta ao VAR.