O finlandês Valtteri Bottas vai largar na pole position no Grande Prêmio da Emília-Romanha deste domingo, depois de superar seu companheiro de equipe na Mercedes Lewis Hamilton em sua última volta rápida da qualificação.
Hamilton dominou o único treino programado em Imola, mas não conseguiu manter a liderança durante a qualificação. Bottas foi 0,097s mais rápido do que o britânico e conquistou sua quarta pole da temporada, a 15ª de sua carreira. Hamilton completa a primeira fila do grid na segunda posição.
Max Verstappen teve problemas em seu RB16 e quase não conseguiu marcar uma volta rápida no Q2, mas, assim como seus rivais da Mercedes, vai largar com pneus médios. O holandês foi o terceiro mais rápido e vai ser acompanhado na segunda fila do grid por Pierre Gasly, da AlphaTauri.
Daniel Ricciardo, da Renault, larga em quinto e Alexander Albon em sexto com o outro Red Bull.
Charles Leclerc conseguiu colocar a Ferrari na sétima posição, enquanto seu companheiro de equipe Sebastian Vettel foi eliminado no Q2 e larga na P14.
Daniil Kvyat garantiu dois AlphaTauri entre os 10 primeiros ao marcar o oitavo tempo mais rápido do Q3, seguido pela dupla da McLaren, Lando Norris e Carlos Sainz, completando os 10 primeiros, respectivamente.