Bovespa segue otimismo do mercado externo, se recupera e fecha em alta de 3,35%
Publicado
emA Bolsa de Valores de São Paulo fechou em forte alta nesta quarta-feira (26), seguindo o otimismo dos índices dos Estados Unidos, apesar de uma nova queda nas bolsas da China e do pessimismo no mercado de ações da Europa. O bom humor do mercado norte-americano, no entanto, ajudou a impulsionar a bolsa brasileira, aliado ao forte avanço das ações de bancos.
O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subiu 3,35%, a 46.038 pontos, após tombo de 3,03% na véspera. Veja cotação. Esta foi a maior alta diária desde dezembro de 2014, quando, no dia 17, a bolsa fechou em alta de 3,63%.
Itaú e Bradesco, que têm grande peso na bolsa (juntos compõem quase 20% do índice Bovespa), tinham alta de perto de 5% no final do pregão, após comissão mista no Congresso concluir votação estabelecendo a alíquota da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) sobre instituições financeiras em 20% até 1º de janeiro de 2019, quando volta a vigorar o percentual de 15%.
Perto do mesmo horário, as ações da Petrobrassubiam mais de 2% nas preferenciais (com preferência na distribuição de dividendos) e quase 3% nas ordinárias (com direito a voto).
Na semana, a Bovespa acumula alta de 0,7%. No mês e no ano, há desvalorização de 9,49% e 7,94%, respectivamente.