Notibras

Brasil e Alemanha fazem primeira semifinal na terça 8, no Mineirão

Brasil e Alemanha fazem na terça-feira 8, no Mineirão, a primeira semifinal da Copa da Fifa. Os brasileiros passaram pela Colômbia na tarde-noite desta sexta-feira 4, na Arena Castelão, em Fortaleza, por 2 a 1. Mais cedo, no Maracanã, os alemães despacharam os franceses pelo placar de 1 a 0.

O primeiro gol brasileiro na capital cearense foi anotado pelo zagueiro Thiago Silva, aos 6 minutos do primeiro tempo. Neymar cobrou escanteio da esquerda, a zaga não cortou e o capitão da equipe de Felipão, sozinho na segunda trave, completou para o fundo da rede.

O Brasil ampliou aos 24 minutos do segundo tempo. David Luiz cobrou falta de muito longe e colocou a bola no ângulo superior esquerdo de Ospina. A partir dos 30 minutos a seleção começou nitidamente a se poupar. Foi quando os colombianos esboçaram reação e chegaram ao gol de honra aos 34 minutos, em pênalti de Júlio César em Bacca, convertido com perfeição por James Rodríguez.

O Brasil entrou pressionando a Colômbia no campo de defesa rival, lembrando a postura apresentada na última quarta de final disputada pela seleção – contra a Holanda, em 2010. A mesma velocidade na saída de jogo – principalmente com Fernandinho, destaque do meio campo – e ótimo postura defensiva, tanto com David Luiz como com Thiago Silva, que souberam cobrir o espaço dado por Maicon na direita – muito ofensivo, o lateral que substituiu Daniel Alves não se apresentou bem no setor defensivo na primeira metade do jogo. O resultado foi o gol de Thiago Silva, logo aos 6 minutos, aproveitando bola que passou por toda a defesa colombiana em escanteio cobrado por Neymar.

Só que, diferentemente de 2010, o Brasil não esmoreceu na segunda etapa. O ritmo, é claro, foi diminuído. Mas não com desespero ou erros, e sim com cadência. A Colômbia não conseguiu fazer a bola chegar em James Rodriguez e Cuadrado, no meio, muito menos a seus atacantes. E assim o Brasil aproveitou que os colombianos optavam por matar os ataques rivais com faltas para aumentar o placar assim: David Luiz cobrou colocado, no ângulo esquerdo de Ospina, que tocou na bola, mas sem força para afastá-la.

Claro, não faltou drama: James Rodriguez saiu na cara de Júlio César aos 31 minutos de jogo e foi derrubado. Cobrou o pênalti que sofreu muito bem, rasteiro, e diminuiu. Foi a deixa para que a Colômbia pressionasse. E para que a zaga brasileira se destacasse atrás como fez na frente. A bola não mais tocou as redes e o Brasil está entre os quatro melhores do mundo.

.

 

 

Sair da versão mobile