A cada dia tem mais gente nas ruas, numa clara de demonstração errada de que o novo coronavírus foi embora e não é mais uma ameaça. Segundo pesquisa do Datafolha, o número de pessoas em isolamento recuou ao menor nível desde o início da pandemia.
Segundo pesquisa divulgada neste sábado, 19, em dezembro, 7% dos brasileiros disseram que estão vivendo normalmente, sem mudar nada nas suas rotinas. Na pesquisa feita entre os dias 1º e 3 de abril, este percentual era de 4%.
Já a parcela dos entrevistados que afirmou que está tomando cuidado, mas que sai de casa para trabalhar ou fazer outras atividades foi de 54% neste mês, contra 24% em abril.
Os que estão completamente isolados correspondem a 5% dos entrevistados. O recorde foi no 17 de abril, com um percentual de 21%. Já as pessoas que só saem de casa quando é inevitável são 34%, contra 54% no início de abril.
Segundo o Datafolha, os níveis de isolamento começaram a cair a partir de maio. A queda do nível de isolamento ocorre em um momento em que o número de casos de infecção por Covid-19 está em alta no país e já ultrapassa 7 milhões.
O isolamento social é uma das formas mais eficazes para evitar a contaminação por Covid-19, já que a transmissão da doença ocorre por meio do contato com secreções de outras pessoas, como por saliva, catarro e gotículas expelidas pela boca (espirro, tosse e fala).
.