Notibras

Brasília comanda guerra do povo contra a inflação

Vinícius Brandão

Brasília apresentou inflação negativa pela terceira vez em 2017, em junho. A variação nos gastos da população teve queda em relação a maio tanto no Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), de -0,22%, quanto no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), -0,21%. Os meses de fevereiro e março já haviam apresentado deflação.

Os dados foram levantados em 13 capitais pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

Nas duas aferições, Brasília acompanhou a deflação verificada também nas outras capitais pesquisadas pelo IBGE. A apresentação dos dados, feita pela gerente de Contas e Estudos Setoriais da Codeplan, Clarissa Jahns, mostra que a queda se deu devido à redução de preços nos setores de Alimentação e Bebida e de Transporte.

“Juntos, esses setores têm peso de cerca de 45% no gasto das pessoas”, explicou a gerente. A gasolina, com variação de -4,45, puxou para baixo o gasto com transporte. Quanto aos alimentos, junho registrou uma acomodação de preços depois de dois meses em alta.

Sair da versão mobile