A Secretaria de Saúde deflagara no sábado, 19, uma verdadeira guerra ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e febre amarela. O anúncio foi feito nesta segunda, 14, pelo governador Ibaneis Rocha.
Entrarão em ação cerca d 1 mil ‘soldados’, vindos da Secretaria de Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde. Também se juntarão à ‘tropa’ servidores da Novacap e do SLU.
A batalha será travada, num primeiro momento, em regiões consideradas prioritárias: São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Recanto das Emas, Lago Norte, Lago Sul e Candagolândia.
O governador explicou que é preciso reconquistar a confiança da população para que os programas de saúde tenham sucesso. “A sociedade precisa acreditar que a saúde vai funcionar”, disse.
Ele evidenciou que há lotes particulares sujos, sem acesso dos órgãos de saúde e uma resistência da população em abrir suas casas. O governador destacou também a importância das ações de atenção primária. “Doenças simples estão ocupando a rede hospitalar, isso não pode acontecer”, comentou.