O Governo do Distrito Federal publicou nesta sexta (9) um decreto autorizando a retomada das atividades do comércio sem restrição de horário. A decisão começa a valer a partir desta sexta-feira. Com isso, os shoppings centers passam a funcionar das 10h às 22h. Já as lojas de rua podem retomar suas atividades conforme o horário previsto no alvará emitido pela administração pública.
Antes, o comércio de rua da capital estava limitado a funcionar das 10h às 20h e os shoppings das 11h às 21h. Com a nova medida, continuam mantidos os protocolos de segurança e prevenção contra a covid-19, como a não aglomeração de pessoas, o uso obrigatório de máscaras, a aferição de temperatura na entrada dos centros comerciais e a disponibilização de álcool gel.
No caso de bares e restaurantes, o texto libera a restrição então vigente do limite de seis clientes por mesa. Também prosseguem as recomendações de cuidados como limpeza regular de cadeiras e mesas, a higienização dos cardápios após a manipulação por clientes; de privilegiar a ventilação natural do ambiente ao ar-condicionado.