Nem Rio de Janeiro, muito menos São Paulo. De todas as cidades brasileiras, Brasília é a que oferece melhor qualidade de vida aos seus habitantes. Mas, calma. Embora seja a melhor do País, lá fora, a capital da República aparece apenas em 106º lugar, num ranking que engloba outras 230 cidades.
A informação consta de pesquisa da consultoria Mercer, empresa que faz estudos periódicos sobre as maiores e melhores cidades de todo o planeta. No relatório divulgado nesta segunda, 22, o Rio ocupa a 117ª posição, cabendo a São Paulo o número 121 e a Manaus, o 125º lugar.
De todas as 230 cidades pesquisadas, Viena, na Áustria, fica com o primeiríssimo lugar, seguida de Zurique, na Suiça, Auckland, na Nova Zeilândia, Munique, na Alemanha e Vancouver, no Canadá.
Assim como no ano passado, Brasília manteve a mesma posição, enquanto Rio de Janeiro e Manaus subiram um lugar. Já São Paulo caiu duas posições, por conta da crise de água e o aumento de ocorrência de doenças infecciosas.
A pesquisa faz parte da Pesquisa de Qualidade de Vida Mundial divulgada anualmente pela consultoria. Nesta edição, a empresa incluiu um novo fator de avaliação, sobre segurança pessoal. Nesta categoria, Luxemburgo ocupa o primeiro lugar. Entre as brasileiras, Manaus é a melhor colocada. Atrás dela fica Brasília, em 134ª, Rio de Janeiro, em 185ª, e São Paulo, em 192ª.