O governador Ibaneis Rocha (MDB) tem sobre sua mesa minuta de decreto para implantar o lockdown em todo o Distrito Federal. A medida, porém, só será tomada em último caso. Fechar tudo, como meio de cortar o mal do novo coronavírus pela raiz, vai depender do avanço da Covid nesta sexta e sábado (dias 26 e 27).
A intenção de restringir a circulação de pessoas em Brasília e nas administrações regionais foi comunicada durante reunião do governador com prefeitos do Entorno. O que mais preocupa, segundo Ibaneis, é a nova cepa que se espalha rapidamente por todo o país . É justamente essa variante do vírus que tem deixado autoridades sanitárias em alerta.
“A gente sabe que elas (as variantes do coronavírus) existem, são bem mais graves e nos preocupam muito. Essas variantes são muito mais agressivas e, se elas vierem realmente a ter transmissão comunitária, nós vamos ter que chegar novamente a um ponto de fechamento, de lockdown”, disse o governador.
Segundo Ibaneis, caso haja transmissão comunitária dessas cepas na capital, “o agravamento será muito grande” e “o numero de vacinas que chega ainda é muito pequeno para que a gente crie uma imunidade da população”. A nova cepa ainda não foi identificada em Brasília, mas há casos registrados em Luziânia e Valparaíso, cidades-dormitórios da capital da República. Para evitar danos maiores, o lockdown, caso aconteça, entrará em vigor na segunda-feira, 1° de março.