Covid
Brasília pronta para vacinação. E tem vacina?
Publicado
emO Plano Estratégico de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal já está em andamento. Depois de participar de reunião no Palácio do Planalto na terça-feira (8), onde representou o governador Ibaneis Rocha, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto afirmou nesta quarta, 9, que “o Distrito Federal está pronto para a vacinação da Covid-19”.
Okumoto tranquilizou a população quanto à capacidade de armazenamento das vacinas. “Todas as salas de vacinação têm câmaras de conservação. E todas elas são reguladas e fiscalizadas pela Vigilância Sanitária para que tenham condições de armazenar e imunizar nossa população”, afirmou o secretário.
Segundo Okumoto, o Distrito Federal já tem em estoque dois milhões de seringas e agulhas de aplicação, e já iniciou processo para a compra de mais 4,8 milhões de unidades do insumo. Ele não contou, porém, qual vacina será utilizada, a previsão de vacinação nem a origem do imunizante.
Ao longo desta semana, a área técnica da Vigilância Epidemiológica tem participado das reuniões com a equipe do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, para alinhamento de todas as demandas necessárias para que a vacinação ocorra dentro dos protocolos de segurança necessários.
Mas o trabalho não se limita a garantir um estoque de seringas e agulhas suficientes para a vacinação contra a Covid-19 e as demais vacinas do calendário para o próximo ano. A Secretaria de Saúde já está preparando em seu plano toda a parte logística para a imunização, como o traslado e o armazenamento dos imunobiológicos, bem como sua distribuição e manutenção em caixas térmicas para os pontos de vacinação.
“A partir dessas discussões com o Ministério da Saúde estamos estruturando toda a nossa campanha para a vacinação contra a Covid-19. O Distrito Federal está altamente preparado para esta campanha. Não faltarão insumos e todo o público-alvo definido terá acesso à vacina”, destaca o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.