Urbanista responsável pelo traçado e pela organização da cidade em setores específicos, a data de aniversário de Lucio Costa (1902-1998), 27 de fevereiro, serviu de motivação para a reabertura da mostra Brasília, a Cidade que Inventei, no Shopping Conjunto Nacional.
Nascido em Toulon, na França, Lucio Costa foi autor também do plano urbanístico da Barra da Tijuca (décadas de 1960/70), do novo polo urbano de São Luís (1970) e de projetos em Casablanca, no Marrocos; e na Nigéria.
Exposição permanente durante 20 anos no Panteão da Pátria, o acervo sobre Brasília ficou fora de circulação e retorna agora aos corredores da Ala Norte do centro comercial, responsável pelo restauro do material histórico, até 10 de março.
Fazem parte da mostra fotos da construção da cidade, como a datada de 1953 e que mostra o Cerrado árido de onde brotou a Esplanada dos Ministérios. Imagens aéreas, superquadras em construção, fragmentos de texto e croquis do Relatório do Plano Piloto de Lucio Costa completam as 30 peças pertencentes ao Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, da Secretaria de Cultura do DF.
Mostra Brasília, a Cidade que Inventei
Shopping Conjunto Nacional de Brasília, Ala Norte, primeiro piso
Até 10 de março, das 10 h às 22 h