Notibras

Brasília tem novo senador. Reguffe de todos os votos, Reguffe do povo

As pedras atiradas, as calúnias assacadas e as tentativas de difamar, de desconstruir, não deram certo. E os ataques se transformaram em votos. O deputado federal José Antônio Reguffe (PDT) conquistou neste domingo (5) a única vaga de senador pelo Distrito Federal em disputa nestas eleições.

Nascido no Rio de Janeiro, Reguffe, 42, é formado em jornalismo e em economia e já foi apresentador de TV.

Ele é filiado ao PDT desde 2005. Foi deputado distrital do DF entre 2007 e 2010, quando concorreu ao cargo de deputado federal. Eleito, Reguffe ganhou destaque por receber a maior votação proporcional do país para o cargo naquela eleição.

Na Câmara Federal, participou da Comissão Especial de Reforma Política e defendeu o voto distrital misto e a proibição financiamento privado de campanha.

Nesta eleição, Reguffe declarou à Justiça Eleitoral um patrimônio de aproximadamente R$ 2,8 milhões, com três imóveis em Brasília, automóvel e aplicações financeiras. Sua campanha apresentou como limite máximo de gastos o valor de R$ 3,5 milhões.

Durante a campanha eleitoral, Reguffe foi atacado pelo seu principal concorrente no pleito, Geraldo Magela (PT).

No final de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral concedeu direito de resposta a Reguffe na propaganda eleitoral do concorrente e determinou aplicação de multa e suspensão de uma propaganda que ligava o candidato do PDT ao ex-governador José Roberto Arruda (PR), condenado por improbidade administrativa.

Apesar de o PDT ter feito aliança nacional com o PT nessas eleições, Reguffe faz parte da coligação do candidato ao governo do DF Rodrigo Rollemberg (PSB), que apoia Marina Silva (PSB).

Durante a campanha, Reguffe chegou a subir no palanque da ex-ministra, que também apareceu no horário eleitoral gratuito pedindo votos a ele.

Sair da versão mobile