Notibras

Brasiliense combate estresse com prática de novas aventuras

Carolina Paiva

Os brasilienses estão deixando a mesmice de lado e partindo pra a pr´[atica de aventuras esportivas. “Não importa qual a profissão, sempre que temos um tempo livre pensamos em como seria se pudéssemos entrar em contato com o lado aventureiro presente dentro de cada um de nós”, afirma Pedro Alcântara Jr, especialista na área.

Não é à toa que programas sobre viagens, animais selvagens e esportes radicais fazem tanto sucesso. Muita gente assiste esse tipo de programa e aspira estar naquela situação, ou então comenta com quem está com você que seria “muito bom estar ali e fazer aquilo”, afirma.

– Isso acontece, pois somos naturalmente amantes da aventura e das emoções. O ser humano foi feito para se aventurar, ele foi desenhado e construído para sempre superar os limites, não apenas do seu próprio corpo, mas também os limites que a natureza impõe sobre ele, acentua Alcântara.

Segundo ele, se a pessoa se pega pensando em grandes aventuras e na vontade de praticar esportes, não deve se preocupare. Ela está apenas passando por algo que todo mundo passa, mesmo que alguns não queiram admitir.

Esse tipo de esporte consegue trazer para seus praticantes uma sensação inigualável de liberdade, que unido a liberação de adrenalina e a sensação de quebrar os limites e o medo, trazem para pessoa uma sensação de grandeza que dificilmente pode ser alcançado de outras formas.

Esses esportes estão não apenas se tornando mais populares, mas também estão passando a ser considerados como terapias por muitos, afirma o especialista.

Alcântara diz que até mesmo no meio profissional da psicologia essas aventuras estão se tornando um tipo de tratamento para muitas fobias, muitos medos e até mesmo para problemas mais sérios, como a depressão e síndromes do pânico.

– Como a aventura pode trazer tantos benefícios? Simples, porque estamos explorando o que o nosso corpo tem o que oferecer para nós, verdadeiramente. Exploramos os nossos limites e medos e os superamos, isso traz uma sensação única de estarmos no controle da nossa existência e do nosso corpo, sublinha.

É justamente esse sentimento que torna esses esportes tão viciantes, tornando seus praticantes verdadeiros amantes da adrenalina e do desafio, verdadeiros aventureiros.

Além disso, esportes radicais também ensinam muitos valores para os seus praticantes, valores como dedicação, superação, respeito, coragem, responsabilidade, coordenação motora e outras habilidades que são usadas no dia a dia e que podem te beneficiar durante toda a vida.

Sair da versão mobile