Notibras

Brasiliense vai poder beber água do Lago Paranoá

Foto: Tony Winston/Divulgação - Agênia Brasília

Maryna Lacerda

O Distrito Federal ganhou reforço de captação de 700 litros por segundo de água a partir desta segunda-feira (2) com a inauguração da Estação de Tratamento de Água do Lago Norte (até então tratada como Subsistema Produtor do Lago Norte), na ML 4 do Lago Norte.

Foram investidos R$ 42 milhões, com recursos provenientes do governo federal. A obra teve duração de cinco meses e é a primeira intervenção para ampliar o abastecimento de água em 17 anos.

“Essa quantidade representa 20% de toda a água retirada da Bacia do Descoberto diariamente”, explicou o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na cerimônia de inauguração nesta manhã.

O chefe do Executivo destacou que a água captada é de excelente qualidade e não vai impactar na redução do volume do reservatório. “O Lago Paranoá tem condição de fornecer uma quantidade muito maior de água do que esse volume que está sendo retirado.”

O reforço proporcionado pela obra é prioridade para a redução dos impactos da crise hídrica no DF, de acordo com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. “É fundamental garantir água na torneira da população”, disse.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Maurício Luduvice, o tempo de execução recorde da estação do Lago Norte reforça o compromisso do governo com a qualidade de vida da população. “Isso mostra que a engenharia brasileira pode fazer muito pela população”, disse.

Sair da versão mobile