O eclipse
Brasiliense se prepara para ver Lua cheia e cometa
Publicado
emNair Assad, Edição
A exemplo do que ocorre em todo o Planeta, os brasilienses estão na maior expectativa para presenciarem um eclipse lunar com Lua cheia, nesta sexta, 10, e a passagem, no dia seguinte, de um cometa nas imediações da Terra. Os fenômenos se arrastarão pelo fim de semana e poderão ser vistos a partir das 20h30.
O eclipse se dará já nesta sexta. A Lua passará pela penumbra da Terra. O satélite natural não se obscurecerá totalmente como em um eclipse total – terá só uma parte coberta. O eclipse poderá ser visto na maior parte do mundo. O fenômeno durará mais de quatro horas.
Cometa – Já o cometa 45P passará pelo céu no sábado, dia 11. Será um encontro próximo, uma vez que ele passará a cerca de 12,4 milhões de quilômetros da Terra. Sua velocidade relativa é de 22,8 quilômetros por segundo ou 82.270 quilômetros por hora. O cometa, de brilho esverdeado, poderá ser visto na constelação Hércules. Binóculos e telescópios serão úteis.
Os observadores de astros acompanharam a rota do cometa 45P durante os últimos dois meses. A bola de gelo, de cerca de 1,6 quilômetro de diâmetro, passa a cada cinco anos.
Ele é conhecido pelo nome oficial de Cometa 45P/Honda-Mrkos-Pajdusakova, em homenagem aos astrônomos japoneses, tchecos e eslovacos que o descobriram em 1948. A letra P é relativa a periódico, o que significa que é um visitante recorrente no sistema solar interior. Fonte: Associated Press.