Carolina Paiva
Um terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter sacudiu na madrugada desta quarta (2) Santiago do Chile e outras partes do centro do país. Um grupo de turistas de Brasília, acostumado a viajar àquele país, foi pego de surpresa e assustou-se.
“Nunca havia passado por uma experiência dessas”, relatou a empresária Margarida Coimbra. “Ainda estou tremendo”, acrescentou, em telefonema à redação de Notibras.
Apesar do susto, não existem informações sobre danos e vítimas até o momento, segundo informações das autoridades da Defesa Civil chilena.
O tremor foi registrado às 3h15 locais (4h15 de Brasília), a seis quilômetros ao leste de Colina e a cerca de 27 quilômetros ao norte da capital, segundo o Escritório Nacional de Emergências (Onemi, sigla em espanhol) do Chile, que situou o epicentro a 98,7 quilômetros de profundidade.
Em sua conta no Twitter, o Onemi assinalou que, de acordo com as informações da Marinha chilena, não há risco de tsunami no litoral do país.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), que monitora a atividade sísmica mundial, cifrou a magnitude do tremor em 5,5 e situou seu epicentro 25 quilômetros ao norte da capital. Os tremores foram sentidos na capital e despertaram a população.