No próximo dia 2 de novembro, uma delegação com 78 atletas – estudantes da Upis – sai daqui de Brasília rumo à capital de Sergipe, Aracajú, para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição ocorre entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro.
Na bagagem, muito mais que equipamentos esportivos. Eles levam muita determinação para trazer ao Distrito Federal os melhores resultados que a cidade já teve nas edições anteriores da competição. Em 2013, a Upis recebeu o Prêmio Eficiência de sexto colocado, somando-se os resultados de competições universitárias ao longo do ano, incluindo o JUBs.
Na análise do chefe de Departamento de Esportes da instituição, Flávio Thiessen, os times da Upis terão pedreiras pela frente. “Acredito que este ano a competição estará mais forte, pois é a principal competição universitária brasileira e já há alguns anos que o nível técnico do desporto universitário vem subindo bastante”.
Das modalidades em que a Upis vai competir, o basquete masculino é uma das novidades. O time conseguiu a vaga depois de vencer o Uniceub e jogará pela primeira vez o JUBs. No voleibol feminino, que está na 2ª divisão, Thiessen elogia a equipe e “profetisa”: “Acredito que é a grande favorita para vencer esta divisão e voltar à elite do esporte universitário”.
Nas modalidades individuais, o corredor de fundo, Flávio Guimarães, é a esperança de medalha no atletismo para o DF. No ano passado, ele conquistou a prata nos 5.000 metros rasos e ouro nos 10.000 metros rasos. O JUBS é disputado em três divisões.
Organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento é o mais tradicional do segmento. São 60 anos de história. Há uma expectativa de receber cerca de cinco mil atletas de todo o Brasil.