A campanha de arrecadação de potes de vidro surgiu a partir do reconhecimento da Sala de Amamentação do BRB pelo Ministério da Saúde, em março deste ano. O novo espaço, destinado à continuidade e ao incentivo da amamentação no ambiente de trabalho, contribui, entre outras coisas, com a redução da mortalidade infantil.
Na sala, as empregadas do BRB podem amamentar seus filhos, retirar o leite e armazená-lo para dar ao filho em um outro momento ou, ainda, doá-lo ao Banco de Leite de Brasília.
Leila Cristina, gerente de sustentabilidade do BRB, reforça que cada pote de leite materno doado atende a 10 bebês e que a amamentação reduz em até 13% a mortalidade infantil.
“Além disso, a retirada do leite em curtos períodos de tempo estimula a produção do leite e evita que ele ‘empedre’ e cause incômodos à mãe. Cientes de todos esses benefícios é que resolvemos lançar essa campanha. O objetivo é arrecadar vidros com tampas plásticas, para que sejam utilizados na guarda de doação de leite”, explicou Leila.
A arrecadação aumentará o estoque de vidros para doação de leite materno ao banco de leite e incentivará o prolongamento do período de amamentação aos filhos das empregadas do Banco.
Os vidros podem ser entregues na Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho do BRB, no Edifício Brasília (SBS, Quadra 01, Bloco E, 17º andar), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; nas agências do BRB ou diretamente nos postos de arrecadação de leite materno, como os Bancos de Leite situados no Distrito Federal.
Vale destacar que todas as ações e campanhas desenvolvidas pelo BRB nessa temática estão alinhadas ao Programa Pró-equidade de Gênero e de Raça da Secretaria de Politica para as Mulheres do Governo Federal.