Notibras

Britânicos acham fóssil de crânio de primo do T-Rex

O crânio de um monstro marinho colossal foi descoberto ao longo da costa de Dorset, ma Inglaterra. Pertenceu a um feroz pliossaur, primo do temíve T-Rex, terrestre, que rondava os antigos oceanos há 150 milhões de anos.

O paleontólogo local Steve Etches o descreveu como “um dos melhores fósseis em que já trabalhei, destacando sua integridade incomparável, com a mandíbula inferior e a parte superior do crânio ainda interligadas.

O enorme crânio, mais longo do que a maioria dos humanos, apresenta 130 dentes afiados, capazes de desferir mordidas letais. Com 10-12 metros de comprimento, o pliossauro era um predador dominante, muitas vezes comparado a um T. Rex subaquático.

Descoberto perto da baía de Kimmeridge, em Dorset, no Reino Unido, a recuperação do fóssil envolveu um esforço ousado, com os entusiastas Phil Jacobs e Steve Etches criando uma maca improvisada para transportar a pesada ponta do focinho para um local seguro.

Uma pesquisa com drones identificou a localização na encosta do penhasco, levando a um delicado processo de extração que envolveu a descida de um penhasco de 15 metros.

Os cientistas antecipam obter novas informações sobre o estilo de vida e o domínio do pliossauro a partir desta descoberta extraordinária. A paleobióloga Emily Rayfield já examinou o crânio, revelando insights sobre as poderosas estratégias de mordida e alimentação do pliossauro.

As características do crânio, como pequenas covas no focinho e um buraco para um terceiro olho, sugerem sentidos aguçados, potencialmente auxiliando na detecção de presas e na navegação em águas turvas.

Etches planeja exibir o crânio em seu museu em Kimmeridge, enfatizando a urgência de concluir a extração devido à rápida erosão do penhasco. Segundo ele, é uma “oportunidade única na vida” de desvendar mais deste antigo monstro marinho antes que ele se perca para as forças do tempo.

Sair da versão mobile