Notibras

Bruno Sias Rodrigues eleito melhor sommelier gaúcho

A habilidade de servir com elegância e precisão, somado ao conjunto de conhecimentos sobre vinhos e outras bebidas foram colocados à prova no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves. E o pelotense Bruno Sias Rodrigues conquistou o título de Melhor Sommelier do Rio Grande do Sul 2024, no disputado concurso promovido pela sessão gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).

Degustar e reconhecer vinhos às cegas, identificar líquidos servidos em taças negras. Atender a uma mesa, sugerindo aos clientes harmonizações a partir de um menu de cinco passos, sem esquecer de entretê-los com informações sobre os produtos, além de identificar erros em cartas de vinhos com rótulos de diferentes regiões do mundo. Essas foram as cinco provas da final que também contou com Lucas Manzoni Uliana, segundo colocado, e Emmanuel Vinícius Franco de Abreu, na terceira posição. A prova escrita, classificatória para a final, foi realizada sábado, 31 de agosto, por 12 candidatos, na sede da ABS-RS.

“Estamos muito contentes, pois tivemos recorde de inscrições, com profissionais de diferentes cidades do Rio Grande do Sul. E apesar do nível de dificuldade das provas ser alto, as médias das notas foram muito boas, superiores aos anos anteriores. O Bruno representará muito bem a evolução e profissionalização da sommellerie no Rio Grande do Sul em 2024”, comemorou Caroline Dani, presidente da ABS-RS.

Além da experiência prática no serviço do vinho e atendimento ao público, apresentadas pelos competidores, o primeiro e segundo colocados possuem formação como sommelier profissional, complementados com cursos Sommelier Master e de Harmonização Essencial pela ABS-RS. Já Abreu, além de sommelier profissional, também possui graduação em viticultura e enologia.

O júri foi composto por representantes das principais instituições do setor vitivinícola, membros da diretoria da ABS-RS, da imprensa, e pelo presidente da ABS Paraná, Andersen Prado, e pela vice-presidência da ABS Brasil, representada por Júlio César Kunz, atual diretor de relações institucionais da ABS-RS.

Sair da versão mobile